
Esse post continua a dica anterior (link), que diferenciava "este" e "esse", bem como suas variantes. Na primeira parte, eu falava como as palavras variam de acordo com o local em que se encontra o objeto falado.
Hoje, você vai relembrar que existe uma outra maneira de diferenciar estes dois pronomes demonstrativos: de acordo com o tempo.
Os pronomes "este(s)", "esta(s)" e "isto(s)" são usados quando falamos de um tempo presente. É o caso da frase "A peça fica em cartaz somente neste mês" - estou falando do mês em que estamos.
Já os pronomes "esse(s)", "essa(s)" e "isso(s)" são usados para passado ou futuro, geralmente próximo. É o caso de "Estarei aqui esses dias", em que me refiro aos próximos dias. Ou então "Esse dia eu me esqueci", falando de algum dia do passado próximo. Logo, atenção: se eu pergunto "As eleições serão nesse ano?", estou me referindo ao ano que vem.
PS: Para tempos mais distantes, costumamos usar "aquele" e suas variações. "Ah, aquele tempo que não volta mais!" / "Aquele dia foi inesquecível".
Acabou? Não, ainda tem a parte 3.
Aguarde semana que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário