07/09/2010

O que é social buying?

Há uma lógica no mercado capitalista que diz que quanto maior a demanda por alguma coisa, mais barato ela pode ficar, pois o vendedor ganha em escala com enormes quantidades.

Essa mesma lógica, potencializada com o poder viral da internet, inspirou os sites de compras sociais - ou social buying, em inglês.

O novo modelo de negócio propõe que, desde que um número grande de pessoas se comprometam a comprar algo, pode ser aplicado um desconto significativo. Isso é bom para quem compra, para quem vende (que divulga o produto/serviço e ganha em escala) e também para os sites mediadores, que ganham uma comissão dos vendedores.

Os maiores exemplos de sites assim são o Groupon (link), internacional, e o brasileiro Peixe Urbano (link), um dos pioneiros por aqui. Eles anunciam produtos e serviços com descontos altíssimos, mas que só são aplicados se um número mínimo (e grande) de pessoas confirmarem interesse na compra.

PS: Quer aprofundar o tema social buying?

Esse mesmo assunto foi o tema da minha matéria na revista Proxxima de setembro de 2010, que você pode ler na íntegra neste (link).

Nenhum comentário: