07/07/2008

O que são "blogs de aluguel"?

Essa é a discussão do fim de semana, e que ainda vai dar muito o que falar... o que eu trago é um resumo, e até um pouco de opinião, para quem está por fora acompanhar o caso.

---

Tudo começou quando uma famosa marca de refrigerante, que começa com Coca e termina com Cola, resolveu fazer mais uma ação viral envolvendo blogueiros. Dessa vez, para o lançamento de seu produto novo I9, um hidrotônico.

Para ajudar na divulgação, a Coca-Cola (ih, falei) distribuiu para 9 blogueiros influentes uma mini-geladeira contendo o produto. Uma ação inovadora e que, claro, rendeu posts sobre o assunto, elogiando a ação mais do que o produto em si.

---

Em tempo: não é a primeira vez que a Coca-Cola distribui coisas para os blogueiros, como já fez comigo, com a Fábrica da Felicidade (link) e com Kuat (link). Mas em nenhum momento, ela paga a nós ou nós temos algum compromisso de falar ou deixar de falar algo.

---

Continuando: o blog (ou portal, ou sei lá o que) Blue Bus, famoso entre os publicitários, resolveu dar a notícia. E disse (link) que a ação havia envolvido "blogs de aluguel". Em outras palavras, blogs que receberam a geladeira como um jabá para divulgar o produto I9. Mais claramente: vendidos para as marcas por aquele post.

Rapidamente, criou-se um zumzumzum na blogosfera, e o Rafael do "Sim, Viral" (link) resolveu tomar satisfação. Por que blogs de aluguel? Eis que a resposta do Blue Bus foi publicada aqui (link), e segue um trecho: "em jornalismo (blog nao é um formato moderno de jornalismo?) nao aceitamos geladeiras ou quaisquer outros tipos de coisas que envolvam valor que nos comprometa com comentarios positivos sobre produtos ou pessoas. Nao desdenho com a expressao 'blogs de aluguel'. Acho que o teu formato é legitimo. Pra mim seria uma forma normal de comunicaçao, uma midia a serviço de 1 cliente".

--

Resumindo: vários blogs se posicionaram contra o Blue Bus, e eu também sou contra. A Coca-Cola também se pronunciou (link), dizendo que não paga ninguém. Mas a discussão não é nem essa. Blog de aluguel pressupõe que eu ou outro blogueiro temos compromisso algum com a Coca-Cola ou qualquer marca, o que é mentira. Não estamos "a serviço" de ninguém, somente de criar conteúdo interessante. Nossos blogs falam também de propaganda, de inovação, e se somos privilegiados em receber essas coisas dos clientes e queremos postar sobre o assunto, postemos. E nesse caso, ninguém nem falou nada sobre o produto, e sim a ação que inegavelmente foi muito bacana (fiquei até com inveja!).

Para fechar por hoje, convido a lerem a resposta do Rafael aqui (link), o post do Merigo aqui (link), do Neto aqui (link) e o manifesto que foi criado no Freelando pro Diabo (link), cujo selo eu publico aqui:


Não somos blogueiros de aluguel!

Nenhum comentário: