
Algumas pessoas comentaram comigo a respeito do post abaixo, dizendo em outras palavras que a responsabilidade social e ambiental é uma obrigação, um dever cívico e moral para a vida toda e não simplesmente uma modinha ou algo "cool", como se pinta.
Bem, vamos lá. Estão cobertos de razão. Não há a menor dúvida de que, cada vez mais, nossas ações perante ao planeta fazem a diferença. O mundo clama por uma nova atitude sobre a questão ambiental, mais efetiva e, progressivamente, mais urgente.
Mas acontece que nós, profissionais antenados e críticos que somos, temos que ver cada um dos assuntos de todos os ângulos, como espectadores da vida contemporânea.
Hoje, é impossível não se dizer que, à parte do que se tem feito efetivamente, existe uma tendência cada vez mais freqüente de se falar sobre responsabilidade ambiental. A mídia nunca focou tanto nessa questão como agora. Nunca se mandou tanto SPAM com listas do que você pode fazer para ajudar o mundo. O filme do Al Gore, e outras tantas reportagens... Mas isso nem é tão ruim, é? Acho que muita gente ainda está mudando sua maneira de pensar tamanha a exposição do assunto na Veja e nas rodinhas de bar.
E além disso, é claro, o capitalismo e o comércio também se aproveitaram da tendência. Se é o que todo mundo está falando, é o que todo mundo quer consumir: produtos mais ecológicos, bolsas que não são de plástico, etc. Isso é muito relevante: a questão ambiental está definindo a moda, por exemplo.
O post de ontem explorou somente este lado de tendência, pois é este lado do assunto que interessou, no momento, a este blog. Foi o lado que despertou mais curiosidade, mais estranheza e mais relevância no dia de ontem. Mas de maneira nenhuma quis desmerecer o lado que até julgo o mais importante: o nosso dever de cuidar bem do planeta em que vivemos.
Pois ser eco chic é, antes de tudo, ser eco.
2 comentários:
Maravilhoso, Bruno. As pessoas deveriam ler mais sobre consumo e representações socias (Everardo Rocha talvez ajudaria) para enxergar todos os lados da questão do consumo e não redicalizarem suas opiniões sob a ótica do capitalismo maldito. É fácil fazer boicote à Nike comprando tênis Reebok. Eu quero ver essas pessoas andarem descalças. Sou mais fã ainda desse blog, parabéns!
O mundo já está cobrando seu preço pelo muito papo e pouca ação, de fato tenho visto muitas pessoas navegando na onda da moda falando e fazendo um punhado de besteiras inuteis no que se refere a fazer algo pelo planeta e sociedade como um todo, ser "eco" é se informar, pesquisar, preparar e acima de tudo agir é deixar que desafios como reduzir o consumo exagerado, reutilizar o que for possível e reciclar e ou colaborar para tanto medidas que se somam a tantas outras que devem passar a fazer parte do nosso cotidiano como respirar, comer ou beber água!!! sem dúvidas que isto não ocorre de uma hora para outra e que ações como a sua colaboram em muito para a discussão e formação de opnião, parabéns e sucesso
Desejo-lhe sorte.
Postar um comentário