26/01/2007

Botão randômico


O botão randômico (link) de elevador é um projeto que foi implementado na Universidade de Plymouth, na Inglaterra, com intenção de tomar o mundo.
A criação foi pensada como forma de crítica ao capitalismo, que transforma tempo e espaço em moedas econômicas. De forma prática, quando escolhemos um andar de um prédio e vamos diretamente a ele, estamos evitando pessoas, perdendo novas experiências e não vivendo ela como um todo, apenas vivemos uma parte pré-definida do todo.
Para ir contra isso, o "random lift button" funciona da seguinte forma: em vez de apertar o botão do andar de sua preferência, você o aperta e ele escolhe aleatoriamente um andar para parar. E por aí segue a brincadeira.
Além disso, dizem os criadores, a experiência (até filosófica) de entrar em um meio de transporte sem saber aonde ele vai é uma sensação interessante e importante.

2 comentários:

Guilherme Dias disse...

O importante é o caminho, não a chegada. Dá pra ter uma iluminação zen budista nesse elevador.

Ótimo post, Bruno

paitumás disse...

a proposta é boa, mas em tempos de aquecimento global, passear de elevador para conhecer pessoas não é uma atitude muito apreciável. Desliguem os elevadores... assim todos se cruzam nas escadas e além disso vão todos dar uma "malhadinha"... rsrsr